VOCÊ SABE A ORIGEM DO NOME DAS NOTAS MUSICAIS?



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            A música faz parte da humanidade. Todavia, chegou um momento em que foi preciso codificar as melodias e, a partir disso, houve a necessidade de dar nome às notas musicais.
            Por que chamamos as notas de: DÓ – RÉ – MI – FÁ – SOL – LÁ – SI?
            Foi o monge beneditino Guido de Arezzo (italiano), durante a Idade Média quem “batizou” as notas musicais como as conhecemos hoje.
            Para isso, ele utilizou um hino gregoriano dedicado a São João Batista no qual cada estrofe é cantada em uma nota da escala musical, subindo da mais grave para a mais aguda. Guido tomou a primeira sílaba de cada uma destas estrofes para denominar as notas musicais.
            Eis o hino no original Latim e com a tradução litúrgica para o Português, conforme consta na Liturgia das Horas como Hino de Vésperas da Solenidade da Natividade de São João Batista (24 de junho):



Latim

Ut queant laxis
Resonare fibris
Mira gestorum
Famuli tuorum
Solve polluit
Labii reatum
Sancti loannis.

Português

Doce, sonoro
Ressoe o canto
Minha garganta
Faça o pregão.
Solta-me a língua
Lava-me a culpa,
São João.


            Dessa maneira temos as notas:  Dó (Ut), Ré (Resonare), Mi (Mira), Fá (Famuli), Sol (Solve), Lá (Labii) e Si (Sancte Ioannis).

            A escolha do monge Guido por um hino dedicado a São João, tem um significado também teológico muito interessante.
            São João foi o precursor de Jesus, aquele que veio para “preparar os caminhos”, “anunciar a conversão”. Assim, o nome das notas musicais retirados de um hino a ele dedicado, leva-nos a perceber que o nosso canto, a nossa música, deve ser sempre “proclamação”, “anúncio” do Senhor que vem para nos salvar.

            São João Batista, rogai por nós!




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